Se Inscreva!


Ah o frizz! Umas odeias e outras também odeiam. Afinal como gostar daqueles fios rebeldes que insistem em ficar fora do lugar deixando o cabelo com aparência de mal cuidado. Eu pessoalmente falando tenho pavor desses fiozinhos. O frizz são aqueles fios que ficam pra cima, geralmente são fios novos que vão nascendo mas muitas vezes são resultados de maus cuidados ou de cabelo danificado. Porém tem atitudes e cuidados básicos que ajuda a eliminar esse mal do cabelo e hoje eu vou falar pra vocês o que eu aprendi ao longo dos anos e que traz resultado pra ajudar o cabelo a ficar sem frizz e impecável!


Eu como cacheada vivo em luta constante contra o frizz, como os cabelos que tem ondulações sofrem com ressecamento. Aí quem é cacheada ou crespa tende a sofrer mais com esse mal. E as alisadas também, quem tem química então nem se fala, se a pessoa faz química no cabelo e não cuida à risca as cutículas abrem e nisso o cabelo não segura hidratação e os fios arrepiam. 

Existem tratamentos específicos feitos por profissionais para amenizar esse problema porém o foco do post hoje é sobre atitudes que eliminam o frizz em casa.



No meu caso, o frizz grita quando meus cabelos estão ressecados, aí os fiozinho se rebelam mesmo e a causa número um do ressecamento do meu cabelo é o uso de Shampoos super limpantes, eles tiram toda hidratação do cabelo e o resultado é desastroso. O Shampoo Hidratante mantém a hidratação natural dos fios ao passo que limpa suavemente sem agredir. Geralmente esse tipo de Shampoo não possui sulfato em sua composição ou possui bem pouco.



Muitas vezes a gente nem sabe do que o cabelo está precisando e isso é um erro, pois se fazemos em excesso um tipo de tratamento mas o cabelo está precisando de outro o resultado não é satisfatório. E o Cronograma Capilar dá pro cabelo tudo que ele precisa na medida exata que ele precisa, seja Hidratação, Nutrição ou Reconstrução. Eu fiz há bastante tempo um post bem explicativo sobre o Cronograma: Cronograma Capilar - A rotina de cuidados que faz toda diferença.



Umectação Capilar, esta dica vale ouro na hora de tratar do cabelo pra evitar o frizz! O meu cabelo ama umectação, quando ele está bem ressecado eu sinto como se ele sugasse todo óleo. A umectação que dá certo pra mim é a noturna: se aplica um óleo vegetal por todo cabelo, enluvando mecha por mecha, dorme com o óleo no cabelo e lava no dia seguinte. O cabelo fica maravilhoso! Os óleos que uso e que dão super certo é Azeite de Oliva extra virgem e Óleo de Coco extra virgem. Tem que ser óleo vegetal puro.



Uma técnica incrível é a Co-Wash, a famosa técnica onde se lava o cabelo com produtos tipo condicionador, tem vários condicionadores liberados pra essa finalidade, porém tem produtos próprios no mercado. Eu gosto sempre de fazer essa técnica uma vez na semana ou alternando, uma vez se lava com Shampoo e na outra com algum produto Co-Wash. Quem sofre de frizz por ressecamento vai amar, o cabelo é limpo porém sua hidratação permanece 100% no cabelo.



Se o Frizz muitas vezes é causado porque as cutículas do cabelo estão abertas, um produto pra isso é o Condicionador, já que ele tem a função de fechar as cutículas. Então quem não curte muito Condicionador, acha que ele não tem um papel importante no tratamento dos fios já pode ir mudando de ideia..



Aí a gente vai e faz um mega tratamento nos fios aí na hora da finalização usamos alguma fonte de calor sem proteger o cabelo, tudo vai por água abaixo.. Não tem tratamento que sobreviva diante disso. Eu demorei pra entender isso porém quando vi que realmente não dá pra viver sem um protetor térmico eu vi toda diferença no meu cabelo. Eu costumo usar muito secador, mas sempre com protetor térmico antes e o que sinto é que o cabelo quase não sofre, realmente protege os fios e frizz não aparece.

Tem algumas resenhas aqui no blog de protetores térmicos que já testei:




Durante o sono o atrito que o cabelo tem com a fronha é outra causa de frizz no cabelo, a fronha de algodão tende a ''agarrar'' no cabelo o que causa arrepio dos fios. E a solução pra isso é a fronha de cetim, o tecido é liso, não tem atrito algum com o cabelo o que faz os cabelos ficarem intactos. Quando se começa a usar a fronha de cetim a diferença é gritante. Eu comecei a fazer uso dessa fronha há anos e não abandono mais. 



Se dependendo da fronha do nosso travesseiro causa frizz, o mesmo acontece com a toalha. As felpudas não são as mais indicadas para o cabelo. A mais indicada nesse caso é a toalha de microfibra, porém nem sempre é fácil de encontrar. Eu mesma nunca achei por aqui aí pode se trocar por uma camiseta velha, ela vai sugar a água e não causar atrito. Eu também percebi uma grande mudança quando troquei as escovas de plástico pelas de madeira, a redução de frizz é enorme. Fora que as escovas de madeira desembaraçam muito bem evitando a quebra. Puro amor!



E a cartada final está com os produtos próprios pra essa função! No mercado tem inúmeros produtos com tecnologia anti frizz, que protegem, tratam e cuidam dos cabelos evitando esse mal.
Aqui no blog mesmo tem resenha de alguns que testei e que gostei muito:



Essas foram as dicas que surtem efeito comigo e foram aprendidas ao longo de muitos anos, depois de muito me incomodar com o frizz eu aprendi a evitar eles ou reduzir, afinal a luta contra esses fios rebeldes é diária.

Espero muito que vocês tenham gostado e que sirva de ajuda! Compartilhem comigo o que funciona pra vocês.. vou amar aprender mais. Beijos.

14 comentários:

  1. Dicas maravilhosas! Têm algumas que eu não seguia, adorei

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Frizz é algo que atrapalha bastante, acaba com a aparência de qualquer cabelo.

    ResponderExcluir
  3. Ah frizz é orrivel e sempre aparece quando tenho que sair kkk, mais gosto do condicionador da pantene sempre deixa sem frizz!

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas. Super úteis e realmente práticas. Ninguém merece frizz.

    ResponderExcluir
  5. Que máximo essas dicas! Os frizz realmente nos deixam com a cabeça quente e veja só quanta dica bacana no combate contra o frizz. Amei e já quero tentar algumas.

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Maravilhosa suas dicas! Vou fazer umectação no meu cabelo para testar.... o resto estou no caminho certo!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. apenas incrível essas dicas, eu sofro demais com frizz
    vou tentar fazer tudo isso pra ver qual melhor se adapta <3

    ResponderExcluir