23 março 2017

Elegância e tranquilidade: saiba mais sobre a decoração escandinava


Elegância e tranquilidade: saiba mais sobre a decoração escandinava!
Se você está procurando um estilo de decoração limpo, elegante e aconchegante, a decoração escandinava é o que você precisa! Esse tipo de decoração é baseado no uso de cores neutras, com predomínio do branco e muitos detalhes de matizes diferentes. A estética torna-se tranquila e bonita, ideal para quem busca um ambiente relaxante e agradável.


O uso de peças modernas ou rústicas, dá todo um toque refinado à decoração escandinava, que prima pelo tom minimalista e pelo jogo de cores contrastantes entre o branco profundo e as demais cores. Se você se interessou nesse tipo de decoração, veja a seguir quais pontos você precisa seguir para incorporá-la à sua casa ou apartamento. Confira!

Foco nos detalhes e nas cores
Como o estilo escandinavo é amplamente baseado no tom branco, o ambiente torna-se “espaçoso”  (por causa do efeito que cores claras causam) e bem iluminado. Desse modo, é importante escolher bem quais serão os objetos decorativos que serão usados. Tente colocar itens com cores pastéis, tons de madeira ou neutras (bege, marrom, cinza etc.).


Uma cadeira de um azul suave, almofadas em tons de verde-claro, tapetes castanhos, porta-retratos em tons de lilás e por aí vai. O estilo escandinavo destaca muito os detalhes, já que qualquer cor nesse “mar” de brancura vai chamar a atenção. Por isso, não é preciso usar objetos muito chamativos ou com cores saturadas demais.

Combine com itens rústicos
A decoração escandinava abre espaço para o uso de objetos rústicos e antigos, desenvolvendo uma combinação tradicional e clássica. O material mais característico do piso é a madeira, porém dá para se usar outro que simula a textura e as cores de madeira.
O uso de peças rústicas faz o visual da decoração voltar às origens, lá no começo do século XX.

Combine com itens modernos e industriais
Itens modernos ou com estética industrial também combinam com a decoração escandinava. Especialmente os de tons metálicos ou neutros, sejam eletrodomésticos ou móveis. O brilho dos objetos prateados, tão característico da decoração industrial, encaixa-se perfeitamente com os tons neutros da decoração escandinava. Por isso, pode combinar sem medo! Só lembre de usar objetos com cores mais sutis, de modo a não descaracterizar a decoração.

O minimalismo e a decoração escandinava
A decoração escandinava já possui uma estética meio minimalista, pois o amplo uso de objetos e pinturas brancas passa a sensação de poucos detalhes no ambiente. Desse modo, quem curte aquele visual mais básico, simples e prático, como o minimalismo, poderá encontrar no estilo escandinava de decorar uma opção a mais!

Contraste na decoração
Quem quiser enfatizar um jogo de cores e tons nesse tipo de decoração, pode apostar no uso de muitos objetos pretos ou marrom-escuro. Eles criam um contraste muito interessante com o branco, podendo transparecer uma sensação maior de conforto. Seja num tapete felpudo preto, um sofá marrom, um jogo de cadeiras num desses tons, todos podem encaixar muito bem junto à decoração escandinava.

Cuidados

Como é uma decoração baseada no uso de tons claros, especialmente o branco, qualquer sujeira acumulada ou bagunça fica visível e “estraga” a beleza estética dessa decoração. O uso de muitos objetos coloridos até é interessante, pois eles acabam sendo valorizados, contudo quando móveis e também eletrodomésticos de múltiplas cores entram em cena, a coisa não funciona bem assim. Eles podem se sobressair mais do o aspecto principal da decoração, que é o tom sóbrio, elegante, porém que pode ser alegre por causa de seus detalhes sutis. Então, agora que você já conhece mais sobre o estilo de decoração escandinavo, não se esqueça de deixar um comentário! Até o próximo artigo!